A mudança aconteceu principalmente depois que uma ciclovia foi feita na parte central da cidade.
“Eu não sei para onde eu vou, acabou o nosso comércio. Eu fui no Detran e pedi socorro. Não tem lugar para estacionar, a faixa de pedestre está completamente errada, ficou na porta da padaria, não tem onde estacionar. Nem para caminhão de trigo, quando chega para aqui”, afirma a comerciante, Inês Zini.
A redução de vagas na parte central da cidade começou com a implementação da ciclovia, são dois quilômetros de espaços reservados para os ciclistas na Avenida Marechal Floriano, margeando o canteiro central dos dois lados.
Segundo o Detran, a ciclovia chegou a ser apresentada em uma audiência pública em 2009 e começou a valer em 2010. A mudança fez parte de um projeto de revitalização do centro da cidade. Alguns ciclistas apoiam a iniciativa. “Resolveu sim o problema, não temos mais que passar no meio dos carros”, lembra o lavrador, Adercir Pereira.
Mas nem todo mundo pensa como o lavrador. Guaçuí tem hoje uma frota de 6.822 carros e 2.832 motos, segundo o Detran. O órgão constatou que houve aumento na frota da cidade no último ano. Mais carros de moradores, somado aos dos visitantes deixa o trânsito movimentado nos horários de pico no centro. Os comerciantes afirmam que o número de acidentes aumentou na área onde fica a ciclovia, reclamam também que os ciclistas não respeitam as leis de trânsito.
“Não tem lugar dos clientes pararem, aumentou um pouco os acidentes, as pessoas acham que um tem mais direito que os outros. Os visitantes reclamam não dá para parar com o carro, o comércio não foi ouvido, teria que haver só uma ciclovia. Tem muita gente que anda na contramão” destaca Rogério Azevedo, dono de uma lanchonete.
Multas PM
Com as infrações contantes na área, a polícia vem fazendo um trabalho de fiscalização e multando os motoristas que não respeitam a sinalização. “Estamos seguindo o código de trânsito, uma dica é que as pessoas estacionem os carros nas ruas transversais fora do centro”, disse o Comandante da 2° Companhia da PM, Dickson Delgado. Com informações de Andressa Alcoforado.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com