Secretaria de Saúde emite alerta e orienta sobre possível surto de gripe em Carangola-MG

CARANGOLA – A Prefeitura de Carangola-MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu um alerta, nesta terça-feira (28), sobre um “possível surto de gripe”.

Em nota de utilidade pública, o órgão informa que em virtude do aumento excessivo de casos de síndrome gripal estará com atendimento médico emergencial na Policlínica Municipal nos seguintes dias: quarta (29), quinta (30) e sexta-feira (31), de 08h às 16h.

A orientação é para que a população em geral e os profissionais de saúde se mantenham cautelosos para a identificação precoce de casos de Síndrome Gripal, principalmente, em pacientes do grupo de risco, como idosos, crianças e gestantes, a fim de prevenir a evolução do caso para algo mais grave e aumento de casos e/ou surtos causados por influenza e/ou outros vírus respiratórios.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

O caso de Síndrome Gripal é caracterizado por um quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças, além destes sintomas, está presente a obstrução nasal. Em idosos, devem ser considerados também confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e ausência de apetite.

Os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pelo vírus da gripe são os mesmos com relação a pandemia da Covid-19.

Medidas gerais de prevenção:

– Vacinação anual contra a influenza, uma vez que a vacina é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença;
– Vacinação contra a Covid-19, conforme o Plano Nacional de Vacinação.

Medidas que evitam a transmissão do vírus respiratório:

– Frequente higienização das mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento. No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel a 70%;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Síndrome Gripal;
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (podendo ser por um período de até 07 dias após o início dos sintomas);
– Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
– Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola e etc) até 48 horas após cessar os sintomas;
– Buscar atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *