Uma carta encaminhada ao presidente da Câmara Municipal, Carlos Benedito, e ao prefeito Patrick Neil Drummond Albuquerque, pelo gerente regional da Emater, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, informa a suspensão das atividades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Emater-MG, em Carangola.
Segundo Paulo, as atividades ficam suspensas desde a terça-feira, 20. A atitude foi tomada pela falta de pagamento da prefeitura. Placas na porta do escritório da Emater, em Carangola, avisam a paralisação das atividades no município. Os funcionários estão por conta, somente, de trabalhos administrativos, prestando auxílio aos projetos já iniciados ainda por tempo indeterminado.
A carta enviada pela Emater, diz ainda que o pagamento foi cancelado várias vezes, e negociações foram feitas para que a Emater-MG continuasse suas atividades no município. Paulo revela ainda que, assim que assumiu a prefeitura, em 2010, Patrick Neil Drumond Albuquerque manifestou o desejo de cancelar o convênio, deixando de realizar várias vezes, desde outubro daquele ano, o pagamento da contrapartida.
Paulo manifestou seu descontentamento, “quem perde é a cidade. Fico triste pelos produtores que perdem nosso apoio”, desabafa. A carta enviada à Prefeitura e à Câmara, também foi enviada ao presidente da Emater no estado, que pode tomar duas decisões, pedir nova reunião para que o convênio seja renovado ou, fechar as portas da empresa na cidade. Caso não seja feito novo convênio, o agricultor carangolense perde todo o apoio da Emater.
A Emater trabalha com foco na agricultura familiar de maneira participativa oferecendo aos produtores técnicas de plantio, coleta, embalagem, venda e distribuição. Assessoria a pequeno, médio e grandes produtores em todos os aspectos da produção agrícola. Com informações da Assessoria.
Por: Click Carangola