Alunos da rede estadual voltam às aulas após greve em Minas

Quase cem mil alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais voltam às aulas nesta quinta-feira (29) depois de 112 dias de greve dos professores, de acordo com a Secretria de Estado de Educação. Os estudantes vão ter que repor as aulas durante as férias, inclusive nos feriados e fins de semana.

A previsão é que a reposição acabe na maioria dos colégios em março do ano que vem, segundo calendário da secretaria. Em algumas escolas, os dias letivos perdidos já começaram a ser repostos no último fim de semana.

Os professores retornaram ao trabalho, mas a negociação salarial continua a ser feita com o governo do estado.

Anúncio do fim da greve
Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais decidiram suspender a greve da categoria durante reunião na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhos em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria segue em estado de greve e em outubro será feita uma assembleia para avaliação das negociações.

A decisão dos trabalhadores foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na Cidade Administrativa, entre o secretário de estado do governo, Danilo de Castro, e deputados. No encontro foram apresentadas algumas propostas aos professores grevistas. A Secretaria de Estado de Educação disse que as proposições já haviam sido feitas anteriormente.

Entre as propostas estão a criação de uma comissão para negociação salarial, formada por representantes do governo, deputados e sindicato; a reversão de algumas punições impostas a categoria decorrentes da greve; e a suspensão do Projeto de Lei 2.355/11, que prevê mudanças na política salarial dos servidores da educação do estado.

A secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, disse em entrevista que o ano letivo vai ser cumprido em todas as escolas de “forma correta”, ou seja, como prevê a lei. A greve dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais durou 112 dias.cia Gazzola.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *