Chuvas causam prejuízos em Manhuaçu

Chuva, ventos, raios, pânico e muitos estragos. Esse é o resumo do temporal que atingiu Manhuaçu e região na noite desta quarta-feira, 28, deixando um rastro de destruição por vários bairros e comunidades.

A chuva começou em Manhuaçu por volta de 19 horas. A tempestade veio com ventos muito fortes e raios. Em poucos minutos, telhas foram arrancadas em diversos pontos da cidade, atingindo outros telhados e as redes de energia elétrica. Além desses problemas, árvores também foram quebradas ou derrubadas com a força do temporal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve registro de danos em todos os bairros. “Temos a informação de muros e paredes de casas que caíram no antigo campo de aviação, no bairro Todos os Santos e no Santa Luzia. Também teve vários casos de árvores que derrubaram redes de energia ou fecharam estradas. A MG-111 (Manhumirim) e a BR-116 (São Pedro do Avaí) ficaram fechadas totalmente por causa de árvores que caíram com a força dos ventos”, conta o Sargento Cleber Marcílio do Corpo de Bombeiros.

Os danos na rede elétrica se espalharam por toda a região. Várias cidades ficaram sem energia durante a noite e, em alguns bairros, a rede teve que ser consertada. “Há registros de galhos que derrubaram redes e telhas que saíram arrancando fios, inclusive de alta tensão. As equipes estão na rua, mas tem muitos registros ao mesmo tempo”, contou um funcionário da Energisa.

O Corpo de Bombeiros, que também ficou sem energia elétrica, teve que selecionar quais atendimentos fazia primeiro. “Foram muitos chamados durante a chuva e depois que o temporal amenizou. Aqui na cidade fomos priorizando as ocorrências em que havia pessoas envolvidas para protegermos as vidas em primeiro lugar. Depois começamos a atender os outros chamados”, explica Sargento Cleber.

PREJUÍZOS

Por toda a cidade de Manhuaçu, os prejuízos foram enormes. Um número ainda indefinido de residências teve danos no telhado. No bairro Santa Luzia, segundo a vereadora Maria Imaculada, mais de vinte famílias tiveram prejuízos com móveis molhados e telhas arrancadas. “Estive numa casa em que o telhado foi todo arrancado. Os móveis todos molharam. É um cenário devastador”, contou.

Em frente a Escola Estadual Salime Nacif, árvores quebraram e atingiram um Gol e um Fiat Siena. No mesmo bairro, a parede de uma casa caiu e obrigou moradores a deixarem o imóvel com medo de novos desabamentos.

Na Ponte da Aldeia, várias árvores caíram e o telhado da Engelmig foi parcialmente destruído. A loja teve problemas com alagamento e os funcionários tiveram que desligar todo o parque de máquinas.

RÁDIO MANHUAÇU

As duas torres de transmissão da Rádio Manhuaçu foram derrubadas pela força dos ventos, na parte alta do bairro Sagrada Família. A emissora divulgou que tentará os procedimentos para reerguer as antenas nesta quinta-feira, 29.

ENXURRADA

Se por um lado havia ventos fortes, por outro, moradores das ruas das partes mais baixas de Manhuaçu sofreram com a enxurrada. A grande quantidade de lixo carregada com entulho e pedaços de telha e árvores fechou grades de bueiros.

Sem ter para onde escoar, a enxurrada começou a invadir casas e carregou lama para vários locais. Moradores tiveram trabalho para retirar a lama das ruas Júlio Bueno, Olimpio Vargas, Antonio Welerson, Silas Heringer, Barão do Rio Branco e várias outras. “Caos total aqui no meu bairro. Várias placas de lojas caíram aqui perto, sem contar a enxurrada que foi pra dentro das casas e comércios”, relatou uma internauta.

Moradores a Rua Beira Rio, no Bom Jardim, tiveram que retirar o lixo que entupiu os bueiros e deixou a via alagada. Segundo eles, a quantidade de lixo acumulada e tudo o que foi carregado pela enxurrada contribuíram para o problema.

Na rua João Claudino os moradores foram mais uma vez aterrorizados com a enxurrada. A água transformou a ligação entre as ruas Monsenhor Gonzalez e Frederico Dolabela num rio de lama. “Na Frederico Dolabela, o novo calçamento está todo afundando. Isso sem contar o rio de lama que virou a João Claudino”, relatou um morador.

Confira as imagens:

Informações: Portal Caparaó.

Por: Click Carangola.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *