Educação impulsiona o desenvolvimento de Viçosa

Viçosa é uma cidade marcada pela educação que completa nesta sexta-feira (30) 140 anos. Uma história que começou com o declínio do período da mineração no estado. Cidade de povo simples e muito alegre.

O município é conhecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)  e pelas pesquisas desenvolvidas em diversos setores, principalmente para melhorar a vida do homem do campo. Mas a história dessa cidade de 72 mil habitantes começou a ser escrita muito antes do surgimento da UFV.

Viçosa cresceu e se desenvolveu, mas foi apenas depois que um filho ilustre decidiu construir na cidade a antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária, que a história do município passou a ter outro roteiro.

De Escola de Agricultura para Universidade Estadual de Minas Gerais, e depois, em 1969, em Universidade Federal, que também contribuiu para o fortalecimento do homem do campo. Na cidade, três atividades se destacam: a pecuária leiteira, as produções de eucalipto e de café.

Um exemplo é o produtor rural Divino Galvão, que tem uma propriedade de 45 hectares no município, com 40 mil pés de café, que garantiram na última florada 250 sacadas do produto.

Viçosa também é uma cidade de pessoas como a contadora de histórias Chiquinha. Apesar de não ter nascido no município, se mudou para a cidade há 30 anos. Se encantou com o lugar e nunca mais saiu. A contadora de histórias visita escolas e hospitais levando alegria e cultura para as pessoas. Uma moradora com a cara de Viçosa.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *