O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) morreu na manhã desta quarta-feira, 13, em um acidente aéreo em Santos (SP).
De acordo com o Estado de Minas, o ex-governador de Pernambuco saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para um compromisso no Guarujá (SP). O piloto tentou aterrissar, mas devido ao mau tempo, arremeteu e fez um novo procedimento de aproximação. Nesse momento, o jato caiu próximo ao Canal 3, bairro nobre de Santos, sobre uma academia de ginástica na Rua Vahia de Abreu, no Boqueirão.
Além de Campos, também morreram no desastre aéreo o fotógrafo Alexandre da Silva, o assessor Carlos Augusto Leal Filho (Percol), os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins; Pedro Valadares Neto e Marcelo Lira.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os certificados de aeronavegabilidade e a inspeção anual de manutenção estavam em dia. A aeronave foi fabricada em 2011 e foi exposta na edição 2012 da LABACE, a feira de aviação executiva que acontece anualmente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O jato pertence ao Grupo Andrade Empreendimentos e Participações, com sede em Ribeirão Preto, mas estava à disposição da comitiva de campanha do candidato Eduardo Campos.
Repercussão
A morte de Campos deixou políticos e partidários estarrecidos. Ao Blog da Bertha, o candidato do PSB ao governo de Minas, Tarcísio Delgado, afirmou que está “completamente traumatizado e em estado de choque”. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), diz estar chocado com o acidente. “É uma grande perda para o partido e para o processo democrático”.
A assessoria de imprensa do deputado federal e presidente do PSB em Minas, Julio Delgado, informou que o líder do partido não está em condições de falar com a imprensa. “Ele tinha uma relação muito próxima com o Eduardo e por isso pedimos a compreensão neste momento difícil”, afirmou a assessoria.
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, cancelou na tarde desta quarta-feira, 13, toda a agenda de hoje no Rio Grande do Norte e também os compromissos que estavam previstos em Patos, na Paraíba. Assim que seu avião aterrissou em Natal, Aécio recebeu as informações sobre o acidente envolvendo a aeronave de Eduardo Campos (PSB) e desceu para dar uma declaração à imprensa.
“Estamos todos absolutamente perplexos com as notícias envolvendo o candidato e meu amigo Eduardo Campos. Estamos cancelando toda nossa agenda no Rio Grande do Norte e as outras que teríamos”, afirmou Aécio.
A presidente Dilma Rousseff cancelou a agenda de campanha pelos próximos três dias e fará um pronunciamento na tarde desta quarta-feira.
Pelas redes sociais, autoridades e personalidades brasileiras lamentaram o ocorrido.
Veja onde ocorreu o acidente:
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com