A partir da 0h deste domingo (18) os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. A medida vale para 10 estados mais o Distrito Federal e vai durar até o dia 21 de fevereiro.
Segundo governo federal o horário de verão possibilita a ampliação do período de maior consumo, reduzindo o volume de carga de energia nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição num mesmo momento, o que reduz os riscos de apagões. Enfim, o objetivo é aproveitar a luminosidade natural do sol por mais tempo.
Com a medida o governo espera economizar cerca de R$ 7 bilhões. O valor diz respeito aos investimentos que precisariam ser feitos no sistema elétrico caso a mudança de horário não fosse adotada.
A mudança no horário ocorrerá nos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal.
Início e término
O decreto nº 6558, de 8 de setembro de 2008, determina que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e encerra no terceiro domingo de fevereiro. Porém, quando a data de encerramento coincidir com o domingo de Carnaval o horário de verão encerra no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, pessoas esqueçam de ajustar seus relógios.
Por: Click Carangola – www.clickcarangola.com.br