ALTO CAPARAÓ – O jovem Daniel Rocha se destaca na prática do Parkour na região do Parque Nacional do Caparaó. Atualmente, o esporte tem praticantes em Alto Caparaó e em Carangola. Veja os vídeos no final do texto.
“O parkour cresce a cada dia mais alcançando mais e mais pessoas, hoje é muito usado em filmes, novelas, séries de TV, comerciais, ganhando cada vez mais praticantes e simpatizantes”, conta Daniel Rocha, que pratica há cerca de dez anos o esporte.
Nos últimos tempos, ele tem utilizado uma câmera para filmar seus treinos realizados em pontos turísticos de Alto Caparaó, em meio a natureza. Em alguns casos, em lugares de difícil acesso.
Parkour é um esporte que consiste em percorrer um percurso ou arte do deslocamento. O conceito é mover-se de um ponto para o outro com rapidez e eficácia, usando todas as capacidades motrizes do corpo humano.
“Trata-se de uma prática desportiva destinada a superar obstáculos que surgem nas derivas do seu praticante, em zonas urbanas ou rurais: troncos, rochas, grades, paredes, etc.. Devido à sua origem etimológica, o homem que pratica parkour é designado como traceur e mulher como traceuse”, detalha.
O Parkour é uma prática na qual a concentração e dedicação são essenciais, mesmo porque um movimento mal executado pode causar danos físicos.
História
O Parkour teve origem na França, nos anos 80, quando David Belle, adaptou algumas técnicas utilizadas por seu pai na guerra do Vietnã.
O Parkour começou a ser conhecido a partir de algumas reportagens realizadas com David Belle. Logo depois com o Filme B 13.
Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o autoconhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, e até mesmo o equilibrio ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de autocontrole, agilidade, destreza, força, raciocínio rápido.
É uma prática que requere eficácia, poupando energias ou evitando ferimentos: être et durer (ser e durar).
Infância
Quando criança usamos a imaginação para vencer os medos, transpassar os obstáculos e superar os limites, e isso nos ajuda a crescer fisicamente e mentalmente. Subir e cair, saltar e escalar, nada parece grande ou difícil o suficiente que nos faça desistir em nossa infância.
O parkour como qualquer atividade física precisa de regras e é necessário dominar a técnica, para seu bem. Se estiver a fim de dar início a prática entre em contato e amplie seus limites.
Confira as imagens e os vídeos:
Por: Click Carangola