Pelo menos oito pessoas morreram em decorrência de várias situações, como queda de árvore, arrastada pelo rio, desabamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. São, por enquanto, 34 pessoas feridas e uma desaparecida – Rita Vieira de Souza, no município de Santo Antônio do Rio Abaixo.
Mais de 2 milhões de pessoas são vítimas dos efeitos da chuva e das enchentes nas cidades mineiras. Quase 10 mil estão desalojadas e 512 desabrigadas. Há casos, como o da cidade de Brumadinho, em que boa parte do município foi tomado pelas águas e as ruas se transformaram em riachos.
O saldo de casas e pontes atingidas também é elevado. Em Minas Gerais, 3.402 casas sofreram danos parciais ou foram totalmente destruídas devido à chuva e às enchentes que também afetaram 205 pontes em todo o estado.
Os municípios que foram incluídos são Santa Fé de Minas, Entre Rio de Minas, Cataguases, Araponga, Caputira, Contagem, Sardoá, Formiga, Divinópolis, Mário Campos, Rio Casca, Conselheiro Pena e Esmeraldas.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se reúne na manhã desta sexta-feira com o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. O encontro, marcado para as 9h no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, é para tratar de ações emergenciais para a recuperação das rodovias federais castigadas pela chuva.
Após a reunião, o ministro percorrerá trechos das rodovias atingidas. Paulo Passos vai vistoriar os trabalhos de recuperação na BR-040 e BR-356, entre Belo Horizonte e Ouro Preto.
Há expectativa de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, participe da reunião. Na quinta-feira à tarde, ele visitou o Rio de Janeiro.
Informações: Correio do Brasil.
Por: Click Carangola