Tudo começou com a busca do imóvel ideal para montar sua loja de acabamentos e materiais de construção.
Depois de encontrar o casarão da Rua Antônio Marques, a dúvida: como torná-lo uma franquia ABC? O proprietário do imóvel, Fábio de Melo, propôs uma reforma geral que alteraria a fachada do imóvel. Ao analisar o projeto, o arquiteto da ABC, Steves Rocha, percebeu que se tratava de um casarão de valor histórico e que o melhor caminho seria a preservação e a salvaguarda do patrimônio.
“Quando recebemos a demanda do projeto de implantação de uma unidade ABC da Construção na cidade de Carangola, nos deparamos com uma prévia divisão aleatória do imóvel. Ao analisarmos, vimos que se tratava de uma joia arquitetônica. Inicialmente, veio o desafio de conciliar interesses comerciais com questões históricas e de valorização do patrimônio. A primeira pessoa que recebeu o nosso contato foi a Ana Carla Oliveira Augusto, nossa franqueada. Nessa conversa, mostramos a ela a importância do edifício e ela foi uma grande aliada no papel de convencer o proprietário do imóvel na preservação”, explica Rocha.
A empresária se comprometeu tanto com a empreitada que consultou a prefeitura da cidade para ter mais detalhes. E, apesar do casarão não ser tombado pelo patrimônio público, a administração municipal recomendou a manutenção da fachada. Ela também buscou a opinião da comunidade que gostou da ideia de ver o casarão de volta à ativa outra vez. “Foi unânime: moradores, poder público e empresários quiseram ver o casarão restaurado. Essa fachada faz parte do nosso imaginário cultural da cidade há mais de cem anos. É uma satisfação que minha franquia ABC faça parte dessa história”, afirma Ana Carla Oliveira Augusto.
O casarão é famoso em Carangola. O imóvel de 335 metros quadrados e estilo barroco neoclássico foi fundado em 1915 com fachada em azulejo português. Com vocação comercial, abrigou um armazém até a década de 1950, quando, o imóvel se transformou numa cooperativa. Já nos anos de 1970, o lugar transformou-se em três grandes câmaras frigoríficas para estocagem de queijo “parmesão” até meados de 1990, ficando 30 anos fechado.
“O edifício é um belo exemplar da arquitetura característica do início do século XX, com coroamento marcado por cimalhas decoradas, portas em arco com vergas emoldurantes e revestimento em azulejaria, revestindo o corpo do prédio. O frontspício é ornamentado com volutas e cornijas demarcam a cimalha, acentuando a horizontalidade. Pilastras em relevo fazem uma marcação tripartida do prédio, com um claro eixo de simetria. Fizemos um projeto que manteve as características externas do casarão para manter esse valor arquitetônico”, comenta Steves, o arquiteto da ABC.
As obras começaram em 2021. Depois de cinco meses de trabalho, a fachada foi toda revitalizada. E se por fora é pura antiguidade, por dentro, o mais arrojado em design e decoração. As paredes internas foram retiradas e o casarão recebeu decoração nos moldes “franquia ABC”. Desde 19 de outubro, a loja funciona no “secular ponto comercial” do Bairro Triângulo.
A loja conta com formato guide shop, estoque centralizado, mais de 20 mil produtos e muita tecnologia para agilizar processos. Um contraponto interessante com o lado de fora que remete ao comércio do começo do século XX. “Sei que estou movimentando a economia e mantendo a memória de Carangola”, diz Ana Carla Oliveira Augusto. A empresária já comemora o sucesso do empreendimento: “O faturamento previsto é de R$ 500 mil por mês e acho que isso se deve ao fato de estarmos nesse imóvel, neste ponto e com essa franquia estruturada da rede”.
A arquiteta carangolense e admiradora da construção, Lucia Portilho Mattos, conta que os moradores têm muito carinho e estão familiarizados com esse lugar, embelezando a cidade e gerando riqueza para o desenvolvimento local. “A recuperação desse imóvel tão caro aos carangolenses conserva as características da sua fundação, nos tempos do café, e conserva o que esse lugar sempre foi: um comércio importante da cidade. Por isso, é com grande alegria que recebemos essa reforma que mantém nossa tradição e nossa economia. E, também, trouxe para gente um espírito coletivo, ao zelar pelo nosso patrimônio arquitetônico local”, comemora a arquiteta.
Sérgio Coimbra, diretor de marketing da ABC, complementa que tradição e inovação são aliadas do sucesso da Rede ABC da Construção: “ABC é a união da tradição e da inovação, como o casarão de Carangola. Somos uma construtech que trabalha por meio da inovação e na lógica da construção civil 4.0. Assim, conciliamos os benefícios de uma grande rede especializada em acabamentos como variedade, disponibilidade de produtos e preço, mantendo o atendimento próximo, personalizado e humanizado, historicamente, importante no comércio. E viabilizamos tudo por meio de nossa excelência logística. Com isso, oferecemos mais de 20 mil produtos e entrega em 48 horas na obra. Toda essa inovação fez com que atingíssemos em 2021 a marca de 200 lojas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e nos tornássemos uma das maiores empresas do Brasil no segmento”.
Para Steves Rocha, a experiência da recuperação do casarão foi uma semente plantada: “A preservação do patrimônio arquitetônico é de fundamental importância para a memória de uma cidade, contribuindo para o sentimento de pertencimento da sua população e, principalmente, como testemunha da história local. Com base nisso, o nosso foco foi evitar a demolição e descaracterização da fachada, além de promover a salvaguarda do bem arquitetônico, concentrando apenas em alterações sutis, promovendo uma nova utilização para a edificação. Isso prova que os interesses contemporâneos podem e devem conviver lado a lado – ou melhor: dentro e fora – de belas edificações. A rede ABC da Construção, sempre atenta ao desenvolvimento regional, tendo esse cuidado com a preservação, identidade e fomento do comércio, com aquele jeitinho local”, finaliza.
Por: Click Carangola | Com informações Diário do Comércio.