Click Carangola – Notícias de Carangola e Região Sair do modo leitor

Sobe para 19 o número de mortes por afogamento em Minas

Com a morte registrada em Carangola, sobe para 19 o número de mortos por afogamento em Minas Gerais nesse ano de 2013. Somente nesta segunda-feira o Corpo de Bombeiros havia encontrado seis corpos de vítimas em diferentes cidades. Em menos de três dias, pelo menos oito pessoas perderam a vida enquanto nadavam em rios.

No final da tarde desta segunda-feira foi encontrado no Rio Mucuri, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, o corpo de Sebastião da Costa Cavalcante, de 58 anos. Segundo os Bombeiros, familiares informaram que o viram pela última vez submergindo na águas na tarde de domingo. Os militares começaram as buscas e o encontraram em uma profundidade de quatro metros.

Já no Rio Santa Bárbara, na Zona Rural de São Gonçalo do Rio Abaixo, foi encontrado o corpo de Luiz André Barcellos, de 58 anos. O homem afogou enquanto nadava no local. Ele foi encontrado em uma profundidade de aproximadamente três metros.

Mais cedo, foi encontrado , no Rio Cipó, região da Serra do Cipó, Grande BH, |o corpo de Ana Letícia Freire, de 37 anos. A mulher desapareceu no último sábado. Somente neste ano, 16 pessoas morreram afogadas em Minas Gerais, pelo menos seis casos aconteceram neste fim de semana.

Familiares de Ana Letícia informaram que a mulher estava hospedada em uma pousada da região. Na tarde de sábado, ela foi se banhar no Rio Cipó, conhecida popularmente como Prainha. Às margens da água foram encontradas peças de roupas femininas, o que confirmou que ela esteve no local. Militares de Vespasiano começaram as buscas logo que foram acionados no mesmo dia.

Nesta segunda-feira, o corpo foi encontrado em uma profundidade de dois metros. Os bombeiros utilizaram técnicas de mergulho e conseguiram retirar a mulher de dentro da água. A Polícia Civil foi acionada para investigar as causas do afogamento.

Em Itaverava, Região Central de Minas Gerais, os bombeiros encontraram nesta segunda-feira os corpos de três irmãs que desapareceram na tarde de domingo ao tentar atravessar o Rio Piranga, perto do povoado de Paracatu. Aline Maria dos Santos, 20, Alice Efigênia dos Santos, 13, e Ana Flávia Rosa dos Santos escorregaram e foram levadas pela correnteza em local de profundidade aproximada de 2,5 metros.

Quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete participaram das buscas. Os corpos das irmãs foram encontrados no fim da manhã de hoje, a cerca de 100 metros de onde elas desapareceram.

Nesse domingo, um jovem de 20 anos morreu em um São José da Lapa, na Grande BH, na Logoa do Carvão. Segundo os bombeiros, Juan da Silva Lima estava com amigos quando se afogou. Os militares conseguiram resgatar a vítima e fizeram manobras de ressuscitação. Porém, o garoto morreu ao dar entrada no Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova.

No sábado, um homem de 41 anos morreu ao pular no Rio Paraopeba, em Papagaios, Região Central do Estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima pulou nas águas para fugir de um enxame de abelhas.

O grande número de casos de afogamento no início deste ano já vem preocupando as autoridades. Nos primeiros sete dias de janeiro, 16 pessoas morreram em todo o Estado, uma média de dois óbitos por dia. Para se ter uma ideia, em 2012 foram registrados 73 casos no mês inteiro, 17 apenas na Grande BH. Em 2011, o número foi menor, 46 casos no período.

No ano passado, segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram computadas 498 mortes por afogamento. A maioria delas – 120 – aconteceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e Montes Claros, Norte de Minas, vêm em sequência. Com informações do portal Uai.

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com