Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O edital com as regras do exame foi divulgado na última quinta-feira. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.
No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Em 2012, 5, 7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem e 4,1 milhões participaram da prova. Desde 2009, o exame passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
No ano passado, 101 instituições públicas de educação superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que unifica a oferta de vagas e seleciona os alunos por meio da nota do Enem.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com