Uberlândia
No santuário de Nossa Senhora Aparecida fé e muita devoção. Para acompanhar a primeira missa da manhã muita gente acordou cedo. Um sacrifício que segundo os católicos vale a pena. De joelhos ou com terço nas mãos os devotos fazem pedidos ou agradecem as graças alcançadas junto à santa. A emoção é grande. Do altar, a imagem rodeada com flores parece abençoar os fiéis.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve início, segundo a igreja católica, por volta de 1717. Pescadores encontraram a imagem no fundo de um rio e a pesca passou a ser farta. Por causa dos muitos milagres atribuídos a ela, em 1930, foi nomeada padroeira do Brasil. Fé que faz milagres e marca a religiosidade de um povo.
As missas em louvor a Nossa Senhora da Aparecida são celebradas de duas em duas horas com procissão e coroação da santa após a comunhão. Às 20h a celebração especial é com o bispo diocesano.
Divinópolis
Em vários pontos da cidade os fiéis que não acompanharam a carreata aguardavam na porta de casa. Eles montaram um altar todo enfeitado com imagens de Nossa Senhora Aparecida. Eram bandeiras, balões, cortinas das cores do manto de Nossa Senhora e histórias emocionantes. Na chegada ao Santuário, festa, aplausos e alegria para receber a imagem da santa. Um dia de homenagens e demonstrações de fé.
Juiz de Fora
A data em que se comemora a padroeira do Brasil relembra o milagre acontecido no estado de São Paulo. De lá para cá muitas pessoas dedicam o dia 12 de outubro à santa. Na igreja, os fiéis também podem aproveitar o momento de oração no velário. Cada vela acesa significa um pedido feito à santa ou então agradecimento a uma graça concedida por ela.
Uma outra forma de agradecimento é a motociata que acontece há 16 anos em Juiz de Fora. Cerca de 200 motociclistas saem em procissão pela Avenida Rio Branco levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Por: Click Carangola