Com a liberação, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador dos 5.568 municípios brasileiros podem, a partir desta terça, realizar comícios, distribuir material gráfico, além de organizar passeatas e carreatas.
O tempo mais curto se deve a mudanças na lei eleitoral – a chamada “minirreforma eleitoral” – aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo governo nos últimos dois anos. Na ocasião, senadores e deputados argumentaram que campanhas mais curtas se tornarão mais baratas para partidos e candidatos.
O tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio também foi reduzido de 45 para 35 dias. As inserções começam a partir do dia 26 de agosto.
Outra mudança é a proibição de doações de empresas para candidatos a prefeito e vereador. As campanhas poderão contar apenas com o financiamento de pessoas físicas. Outra questão é que todos os candidatos terão que obedecer a um limite de gastos. Os limites variam de acordo com o cargo e a cidade e devem ser consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eleições 2016: Você decide no Click Carangola!