O resultado reforça uma matéria já publicada no portal Click Carangola, em janeiro deste ano. Brasileiros reprovam saúde pública e são contrários a novos impostos.
Mais de 60% dos brasileiros estão insatisfeitos com o sistema público de saúde. Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), demonstrou ainda que 96% das pessoas consultadas não querem um novo imposto para a área.
O principal problema do sistema de saúde, apontado por 55% dos entrevistados, é a demora no atendimento. Em segundo lugar está a falta de equipamentos e de unidades de saúde. Já a falta de médicos é o terceiro problema que mais preocupa a população.
Na opinião de 54%, parte do problema pode ser resolvido com mais contratações e melhores salários para os profissionais da saúde. A ampliação das unidades de atendimento e a compra de novos equipamentos também aparecem como sugestões.
O estudo indica que, nos últimos 12 meses, entre aqueles que fizeram algum tratamento de saúde, 79% usaram o Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço público recebeu nota média de 5,7 de seus usuários, em uma escala de zero a dez. Entre os usuários do SUS, só 1% têm plano de saúde.
Ao todo, foram entrevistas pouco mais de 2 mil pessoas, em 141 municípios. Os questionários foram aplicados entre os dias 16 e 20 de setembro de 2011. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Eleições 2012: você decide no Click Carangola!