Em agosto de 2020, a família entrou para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café, que tem colaborado especialmente na gestão do negócio.
A cafeteria será a nova aposta da família, que comercializa o “café Donanézia” desde 2019. A marca tem linhas de café tradicional e especial, torrado, em grãos e moído. Os produtos são vendidos em Carangola e em cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
“O empreendimento será um espaço para divulgação dos produtos da família e de outros produtores da comunidade e um incentivo à prática do turismo. Vi a necessidade de ter um lugar que chamasse a atenção das pessoas para a nossa comunidade, que é rica em lindas paisagens montanhosas, que muitas vezes passam despercebidas”.
Monyqui já participou dos cursos de Classificação e Degustação, Torra, Barista e Comercialização de Café do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, e foi a capacitação que a encorajou a empreender. “O SENAR MINAS tem cumprido o seu compromisso com nós, produtores, e tem sido muito gratificante ter a escola do campo nos dando esse apoio que é tão importante: o conhecimento”.
Força feminina
O nome da cafeteria e da marca de cafés da família é uma homenagem à bisavó de Monyqui, Dona Anésia, que assim como a neta, foi uma produtora rural dedicada. A jovem diz se inspirar na força da bisavó para conquistar o seu espaço no mercado de cafés especiais.
“A mulher é indispensável, pois, a colheita seletiva exige atenção, paciência e, principalmente, capricho. Meu pai sempre fez questão de estarmos envolvidas, minha mãe e eu, nas atividades da propriedade, e com a participação no programa ATeG essa realidade foi reforçada. Temos dificuldades a enfrentar, mas, os resultados alcançados até agora são excelentes”, comentou.
Vale destacar que Monyqui faz parte de grupos de mulheres da sua comunidade. Juntas elas atuam para compartilhar e fortalecer ideias e desenvolver estratégias de crescimento.
Por: Click Carangola | Com informações SENAR MINAS.