Foram 122 amostras enviadas por produtores de todo o país e provadas por classificadores nacionais, em uma análise às cegas, segundo protocolos da Specialty Coffee Association of America (SCAA). Para o Coffee of The Year (COY), foram selecionadas 10 amostras, que ficaram disponíveis para votação do público durante os três dias da Semana.
“Para cada ano a gente busca fazer algo diferente. Acredito que o caminho para o produtor que busca um campeonato é sempre estar trabalhando e principalmente conhecer a sua própria região. Procuro acompanhar todos os processos para a produção do café, inclusive a secagem. Essa cor de pele aqui não é só do surf, não”, brinca Clayton.
O vencedor das edições de 2014 e 2015 do Coffee of The Year, Clayton Barrossa, conta que o prêmio foi muito importante tanto para ele, proprietário da Fazenda Ninho da Águia, quanto para a sua região, Alto Caparaó, que passou a ser reconhecida como uma referência em cafés especiais. “O lote vencedor foi exportado para diferentes países, como Alemanha e França, sendo comercializado em cafeterias reconhecidas internacionalmente”, conta.
Ele acrescenta, ainda, que a Semana Internacional do Café foi responsável por uma grande mudança em sua história como produtor de café. “Eu sempre volto do evento com a cabeça mais aberta, com novas ideias e pensando em diferentes possibilidades para trabalharmos o nosso produto”, ressalta.
VALORIZAÇÃO
A Fazenda Ninho da Águia está localizada no município de Alto Caparaó, que faz Divisa com o Parque Nacional, onde se encontra o Pico da Bandeira – terceiro mais alto do Brasil..
Com este titulo, ocorre a consolidação do café da Serra do Caparaó como uma referência na produção de microlotes de cafés gourmets, destacando e consolidando esta região das Matas Mineiras como produtora de cafés de alta qualidade.
Estas conquistas trouxeram uma nova perspectiva para a região, principalmente para os cafeicultores regionais, e, especificamente da cidade de Alto Caparaó, que têm se empenhado na melhoria da qualidade de seus cafés.
A Prefeitura Municipal tem incentivado os produtores, através de um concurso municipal, que terá a sua segunda edição este ano, com premiações, eventos e shows que prometem movimentar o município do melhor café do Brasil.
“O Grupo Caparaó Parque Hotel parabeniza os ganhadores da Fazenda Ninho da Águia que, além de divulgarem a região no cenário da cafeicultura nacional, abriram as suas portas, oferecendo uma nova opção turística que é o agroturismo, que permite e proporciona ao turista, a vivência do dia a dia de uma fazenda de café na região do parque nacional do Caparaó”, destacou o empresário Ronald Santos Gripp, do Grupo Caparaó Parque Hotel.
DEMAIS CONCORRENTES
Os outros cafés classificados para o Coffee of The Year 2015 foram:
AC Café – Fazenda Santa Rosália – Araxá (MG) – 2 ° lugar
Samuel Inácio Lopes – Sítio Pedra Redonda -Araponga (MG) – 3° lugar
Maria Simone Prock Borges – São Gonçalo do Sapucaí (MG) – 4° lugar
Simone A. D. S. Silva – Araponga (MG) – 5° lugar
José Hiroiti Okuyama- Rio Paranaíba (MG) – 6° lugar
Maria Aparecida Milagre – Araponga (MG) – 7° lugar
Tuffi Bichara-Sítio Cafezal em Flor-Monte Alegre do Sul (SP) – 8° lugar
Jésus Euzébio Lopes – Araponga (MG) – 9° lugar
FRB Agronegócios LTDA – Sítio Santa Rita – Piumhi (MG) – 10° lugar
Todos os produtores que tiveram seus cafés classificados para o COY 2015 receberam um certificado do concurso.
Confira as imagens:
Por: Click Carangola | Com informações Portal Caparaó.