Walusa Badaró Lúcio e Sayonara Gomes Pereira se casaram no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Carangola na tarde desta terça-feira (22). Esse foi o primeiro casamento entre duas mulheres realizado no município.
A cerimônia aconteceu às 16:30 hs e contou com a presença de familiares e amigos do casal. As formalidades foram executadas pelo Sr. Oficial do Registro Civil e pelo Exmo Sr. Juiz de Paz.
“Fomos as primeiras mulheres a registrar nosso casamento. Esperamos que as outras pessoas tenham a mesma força e coragem para defender e fazer valer os seus direitos também”, afirma Walusa.
Atualmente, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo não possui nenhuma diferença do casamento civil entre heterossexuais. São os mesmos direitos e deveres e o processo no cartório é o mesmo. As duas puderam optar por mudar os nomes e receber os sobrenomes de sua companheira e escolher sobre qual regime realizariam o contrato de união (comunhão parcial de bens, separação total de bens, comunhão total de bens, participação final nos aquestos – casal constrói regime específico para si), por exemplo.
O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo está assegurado por decisão do Superior Tribunal Federal (STF), e pela Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça.
Por: Click Carangola