Atualizada, às 12 hs: A maior cidade do Noroeste Fluminense parou na tarde desta segunda-feira (24/06). Mais de 7 mil pessoas foram às ruas da cidade para pedir melhorias no Transporte Público, na área de Saúde, na Educação, na convocação dos Concursados Aprovados e na transparência com a coisa pública.
A concentração se deu na Avenida Presidente Dutra em frente o Terminal Rodoviário João Paulo II, no Bairro Cidade Nova. Ali os manifestantes receberam qual seria a diretriz do movimento e qual o trajeto a ser percorrido.
Compareceram pessoas de todas as idades, muitos eram jovens e adolescentes, mas no meio deles era possível ver pessoas que no passado lutaram contra a ditadura e que voltaram às ruas da cidade, não mais para pedir “Diretas Já”, como anteriormente fizeram, mas pela moralização da política e do trato com as coisas públicas.
Ao chegar nas portas do Gabinete do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (PP), o Alfredão os manifestantes pararam para entregar a pauta do manifesto, porém o prédio estava fechado e cercado por policiais. Mas o presidente da união dos Estudantes de Itaperuna, Oliver Trajano, não foi embora sem deixar o envelope com as reivindicações daqueles que protestavam nas ruas da cidade.
A multidão marchou em direção a Câmara dos Vereadores do Município e também encontraram o prédio trancado, sem um funcionário sequer e como no Gabinete do Prefeito, também cercado de Policiais Militares. O presidente da Casa, Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP), também não mostrou a sua cara, e por isso, o mesmo ritual também foi repetido, a lista com os pedidos dos manifestantes foi deixada por debaixo da porta.
Vários concursados que passaram no certame para ingressar na Prefeitura no ano de 2012 e que ainda não foram convocados pelo prefeito, mesmo com a homologação dos atos, também invadiram as ruas de Itaperuna com sua reivindicação de direito e que é o dever do governante conforme a Constituição Brasileira. Eles também mostraram a sua insatisfação com os atos do governo.
O que se pode ver depois foram manifestações espontâneas refletindo o patriotismo daqueles que tomaram as ruas de Itaperuna com palavras de ordem, cantando a alegria de ser cidadão e a consciência limpa do dever cumprido ainda que as autoridades não atendesse a este anseio.
Os manifestantes cantaram várias músicas no decorrer de toda a passeata, porém a que eles mais sentiam orgulho e colocavam o gosto nos lábios era o Hino Nacional o qual não somente cantaram, mas verdadeiramente interpretaram nas ruas da cidade mostrando que o Itaperunense não foge a luta e que na cidade nesta segunda-feira (24) ouviu-se um brado retumbante em uníssono que esta é uma Pátria Amada e que assim deve ser o Brasil. Com informações da Rádio Itaperuna.
Confira as imagens:
Leia também: Cerca de 500 pessoas participam de protesto em Carangola.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com