ITAPERUNA – Detentos do Presídio e da Casa de Custódia da cidade de Itaperuna-RJ – a cerca de 70 km de Carangola – se rebelaram entre o fim da noite deste domingo (19) e o início desta segunda-feira (20), e o motim já dura ao menos 12 horas em clima de muita tensão.
Presos rivais aos que deflagraram a rebelião teriam sido feitos reféns e os amotinados ameaçam matá-los se a direção das unidades não for trocada.
Dezenas de parentes de detentos passaram a madrugada nas imediações na entrada do complexo, localizado no bairro Frigorífico, e temem por uma invasão da Polícia Militar (PM), que permanece do lado de fora com várias viaturas. Segundo familiares, os presos são vítimas de maus tratos, desde falta de medicamentos até agressões por parte dos agentes prisionais.
O jornalista Adilson Ribeiro, de Itaperuna, afirmou que conversou por telefone com dois detentos rebelados e que eles disseram que há muitos feridos e muitos danos nas galerias, e que 15 presos rivais estão amarrados a grades de celas e serão mortos caso não seja efetivada a troca de toda a direção do Presídio e da Casa de Custódia.
De acordo com as informações divulgadas, os amotinados querem a presença de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da representação local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aquém devem entregar oficialmente uma pauta de reivindicações.
Há informações que durante a madrugada colchões foram incendiados e o Corpo de Bombeiros precisou entrar no complexo para controlar as chamas provocadas pela queima do material.
Novas informações à qualquer momento.
Confira as imagens:
Por: Click Carangola | Com informações Adilson Ribeiro.