Morador denuncia situação precária do Cemitério de Manhuaçu

Túmulos depredados, entulho, lixo, e até uso de drogas são alguns dos problemas presentes no Cemitério Municipal de Manhuaçu, cerca de 70 Km de Carangola. Revoltado com a situação, um internauta postou no Dzaí alguns vídeos denunciando as condições precárias do local.

O professor José Lúcio Oliveira Filho conta que esteve na necrópole para visitar o túmulo da mãe, falecida há 11 meses, e se assustou com a ação de vândalos, que roubam peças de bronze e outros metais usadas nas lápides. “Eles arrancam as peças de metal, lá ocorre prostituição, uso de drogas. Já é a segunda vez que acontece essa onda de roubos. De uns dias para cá, o que eles não podem arrancar, destroem. Há oito meses mandei reformar o túmulo dela (mãe) e arrancaram tudo”, diz.

Segundo o professor, não há policiamento no local, onde trabalham apenas dois funcionários responsáveis pela manutenção e os sepultamentos. Outro flagrante de descaso registrado por Oliveira é um ponto do cemitério onde foram jogados pedaços de caixões e até peças de roupa. O professor explica que os restos eram retirados dos túmulos, levados para os jazigos e o material era incinerado mas, segundo ele, os funcionários disseram que o procedimento foi suspenso pela prefeitura da cidade.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Manhuaçu informou que já tem conhecimento da situação da necrópole. Uma empresa foi licitada para fazer a reforma completa do local, incluindo muros, estrutura, a construção de uma tenda, manutenção e a limpeza do cemitério. O contrato começou em 1º de janeiro e a empresa tem que finalizar os trabalhos até 30 de junho. A prefeitura pretende pressionar a empresa para agilizar as obras.

Ainda segundo a assessoria, o executivo municipal procurou o departamento que suspendeu a incineração do material retirado dos túmulos e o procedimento deve ser retomado. Quanto à limpeza, um mutirão que está percorrendo a cidade deve trabalhar na necrópole na semana que vem. A assessoria também informou que o executivo local está providenciando a contratação de um vigia noturno para fazer a segurança do cemitério e evitar novos roubos. Com informações do Estado de Minas.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *