Prefeitura de Muriaé se mobiliza para recuperar a cidade

Prefeitura se mobiliza para recuperar a cidadeCom o tempo novamente firme, a Prefeitura de Muriaé se mobiliza para recuperar os locais que foram danificados pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o município em janeiro. Na quarta-feira, os trabalhos foram realizados na ponte da região da rodoviária, um dos principais acessos entre o centro da cidade e a rodovia BR-356.

Durante todo o dia, o trânsito no local ficou interrompido, para que as máquinas pudessem executar o serviço de recuperação das cabeças da ponte, que foram derrubadas pela enchente de 2 janeiro. A reestruturação dos dois pontos volta a permitir que o trânsito flua com naturalidade no local – o serviço emergencial que havia sido feito logo após a baixa do nível do Rio Muriaé possibilitava o tráfego, mas exigia cuidados dos motoristas ao subir e descer da ponte.


Antes disso, a Prefeitura já havia recuperado, na última semana, a ponte que liga a BR-356 ao bairro da Barra. Os guarda-corpos e corrimãos de ambos os lados foram totalmente refeitos, oferecendo mais segurança aos pedestres que precisam passar pelo local.

Recuperação também na zona rural

As fortes chuvas que caíram sobre a região em janeiro também prejudicaram a zona rural de Muriaé, causando inundação, quedas de barreiras e outros prejuízos em diversas comunidades rurais. De acordo com o relatório de Avaliação de Danos (Avadan), seis pontes localizadas nos distritos precisarão ser recuperadas: em Macuco, no acesso à localidade da Fazenda Monte Alegre e sobre o córrego João do Monte; em Boa Família, na comunidade do Sossego; em Vermelho, na região do Ribeirão Vermelho; em Itamuri, na estrada de acesso a Patrimônio dos Carneiros; e, por fim, em Pirapanema.

Todas as inspeções já foram realizadas por engenheiros da Prefeitura. De acordo com os cálculos feitos após as vistorias e já registradas no Avadan, serão necessários cerca de R$14 milhões para recuperar somente pontes e muros localizados às margens do Rio Muriaé. Ainda de acordo com o documento, que estima os danos materiais e ambientais, além dos prejuízos econômicos e sociais provocados pelo desastre, o montante necessário para a completa recuperação do município chega ao patamar de R$170 milhões. Com informações da Assessoria e Rádio Muriaé.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *