Encontro discute segurança pública em Carangola

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e líder do Governo em Minas Gerais, deputado Durval Ângelo (PT), esteve em Carangola no último sábado (21) e se reuniu com lideranças de 11 cidades da região.

O encontro aconteceu na Escola Estadual João Belo de Oliveira e o foco do assunto foi a segurança pública. Foram discutidas medidas como o aumento do efetivo policial para a região, melhorias estruturais para a delegacia de Carangola e investimentos na área.

A discussão sobre o assunto acontece no momento em que é registrado um aumento considerável dos registros de crimes hediondos e ocorrências policiais. A principal preocupação é com os jovens, que figuram na maioria dos casos envolvendo consumo e tráfico de drogas. Ao passo que há o crescimento da criminalidade, constata-se a diminuição do efetivo policial.

Um dos assuntos colocados em pauta foi à instituição do plantão regionalizado, que obriga o deslocamento de equipes policiais até a cidade de Muriaé, que representa na prática, menos horas de policiamento nas ruas.

No Tribunal de Justiça a reclamação é sobre a grande quantidade de processos acumulados e falta de servidores. Outros assuntos colocados em pauta foram à falta de um Centro de Reabilitação para Menores e a ausência de políticas públicas de incentivo ao esporte, lazer e cultura.

O momento não foi apenas para expor os problemas que a região enfrenta, mas também a hora de propor alternativas e saídas para minimizar as deficiências. Foram colocadas três solicitações ao deputado Durval Ângelo e ao Assessor da Subsecretaria de Inovação e Logística do Sistema de Defesa Social, major Almeida Júnior:

– Transformar a Companhia de Polícia Militar de Carangola em Companhia Independente, com mais efetivo e maior estrutura operacional;

– Retomar o status de Delegacia Regional de Polícia Civil de Carangola, atualmente reduzida à Delegacia de Comarca;

– Criação de mais uma vara no Fórum de Carangola.

O deputado disse que empenhará em atender às duas primeiras reivindicações, porém, descartou a possibilidade de êxito em relação à criação de mais uma Vara no Fórum de Carangola.

Depois de conhecer as dependências da Escola Estadual João Belo de Oliveira e constatar a necessidade de reformas, a Comitiva seguiu para as cidades de Divino, Fervedouro e São Francisco do Glória. Nesta última, foram discutidos investimentos para a melhoria do Conselho Tutelar e ampliação do policiamento na cidade.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *