Professores se reúnem até quinta-feira para decidir se mantêm greve

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes-SN) divulgou no domingo um comunicado informando que a maioria das assembleias gerais realizadas durante a última semana apontou a continuidade da greve “como forma de continuar a pressão sobre o governo para a retomada das negociações”.

O documento ressalta, contudo, que será preciso considerar novos elementos, como a possibilidade de conquistar a reabertura das negociações, e que novas assembleias serão realizadas até o dia 6 de setembro.

Segundo o Andes, as assembleias devem debater a suspensão unificada da greve nacional e, no caso de se posicionarem a favor da suspensão, devem indicar a data do fim da paralisação. As reuniões também devem analisar o Projeto de Lei sobre a reestruturação da carreira docente e “definir estratégias frente à tramitação da mesma no Congresso Nacional”.

De acordo com a nota, a categoria também deve discutir o pedido de audiência com o ministro da Educação, a realização de atos públicos, propor a elaboração de um documento conjunto aos sindicatos de servidores (Sinasefe e Fasubra) e intensificar os pedidos para atendimento de pautas locais com as reitorias, como a “precarização das condições de trabalho”.

“O CNG (Comando Nacional de Greve) reafirma a continuidade da greve e a necessidade de avaliação do movimento e da correlação de forças necessária aos enfrentamentos que se impõem, produzindo encaminhamentos e agenda de trabalho”, diz o comunicado. O sindicato afirma, ainda que as reitorias e direções teriam intensificado “movimentos no sentido de forçar a retomada gradual das atividades para enfraquecer a greve”.

A greve docente, iniciada em 17 de maio, completa 110 dias nesta segunda-feira. Segundo levantamento do portal Terra, já decidiram pelo fim da paralisação as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do Ceará (UFC), da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), de Brasília (UnB), Federal de São Paulo (Unifesp, campus Guarulhos), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Federal de Santa Catarina (UFSC).

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *