Novo presidente do TRE pede ao eleitor para buscar o voto limpo

Tomaram posse, na tarde desta segunda-feira (09), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e Wander Marotta, que conduzirão as eleições municipais deste ano, em Minas Gerais.

Cruvinel vai ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Brandão Teixeira, cujo biênio no TRE encerrou-se nesta segunda-feira.

Em seu discurso, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel elencou suas metas principais: a aproximação crescente com as zonas eleitorais e com os segmentos que compõem a instituição, “sem a qual não há como a Justiça Eleitoral continuar a trilhar sua trajetória de êxitos”; o alinhamento às diretrizes do TSE, “que tem no processo judicial eletrônico um marco na história da Justiça Eleitoral”; apoio à campanha “Sujeira não é legal”, do TRE-MG e às reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral por uma política salarial que recomponha as perdas dos últimos anos.

No que se refere à aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, o desembargador Cruvinel afirmou que “só isso não basta, pois o eleitor deve buscar o voto limpo, eleger aqueles que respeitam a legislação, que não tentam comprar seu voto, nem sujam as cidades, desrespeitando normas da legislação”.

Dentre as autoridades presentes ao evento e que compuseram a mesa, estiveram o governador do Estado, Antônio Anastasia; o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o presidente do TJMG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves e o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, além dos empossandos e do presidente que se despedia. Também esteve presente o juiz Carlos Henrique Braga, representando a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Durante entrevista coletiva, o novo presidente do TRE-MG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, disse que uma de suas principais metas é priorizar a assistência às zonas eleitorais do interior, dotando-as de melhor infraestrutura que permita aos servidores e juízes melhores condições para exercerem com dignidade suas funções no atendimento aos eleitores.

A fiscalização da propaganda eleitoral irregular nas ruas e na internet também foi outro tema abordado. Sobre isso, Cruvinel reforçou a tese de que devem colaborar com a fiscalização o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, os candidatos e o eleitor, por meio das denúncias recebidas pelo sistema de Denúncia Online disponível no site do TRE-MG.

Ao encerrar seu biênio à frente da presidência do TRE mineiro, o desembargador Brandão Teixeira destacou em seu discurso os principais feitos que marcaram sua gestão e agradeceu magistrados, Ministério Público Eleitoral, advogados e servidores.

Os novos dirigentes da Justiça Eleitoral mineira foram saudados, na solenidade, pelo juiz Maurício Pinto Ferreira, que falou em nome da Corte Eleitoral; pelo procurador regional eleitoral, Eduardo Moratto, em nome do Ministério Público Eleitoral, e pelo presidente da OAB-MG, Luis Cláudio Chaves, que fez uma defesa do voto consciente para estas eleições. Os oradores destacaram os êxitos da gestão do desembargador Brandão Teixeira e também a trajetória dos desembargadores que tomavam posse.

O desembargador Cruvinel foi agraciado ainda com uma placa de homenagem da OAB de Sacramento, sua terra natal.

Confira as imagens:

Antônio Carlos Cruvinel.

Wander Marotta.

Brandão Teixeira encerra seu biênio à frente da presidência do TRE mineiro.

Cruvinel recebe homenagem da OAB de Sacramento, sua terra natal.

Eleições 2012: você decide no Click Carangola!

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *