Grupo de Escoteiros Pio XII completa 50 anos

O Grupo Escoteiro Pio XII de Muriaé está comemorando 50 anos de existência em Muriaé. Com sua sede localizada a Rua Marcus Tarcísio (próximo a E.E. Olavo Tostes), o grupo foi fundado no ano de 1962 pelo Padre José juntamente com o chefe Orlando, e nestes 50 anos, o grupo de escoteiros Pio XII e seus integrantes funciona como atividade extraescolar, contribuindo sobremaneira para a formação do caráter de jovens e crianças muriaeenses.

A atividade escoteira tem como propósito a formação do caráter dos jovens e o desenvolvimento do cidadão, ajudando-o a realizar suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e principalmente espirituais e morais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à suas comunidades.

O escotismo é um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos. Trata-se de um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando assim o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Durante as atividades, um escoteiro desenvolve e pratica o amor ao próximo, aprimora suas capacidades de pensar criativamente, aprende a valorizar mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas, fortalecendo nos jovens a manutenção dos valores positivos, os quais darão sustentação à suas vidas, induzindo-os a agir de forma coerente.

Um escoteiro caminha sempre em busca de Deus e é estimulado a dar testemunho de sua fé, buscando e vivendo uma vida cristã, que promove a paz e é leal a sua terra. O escoteiro crê na família, célula mãe da sociedade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça, carregando consigo o anseio por servir seu próximo e a sua comunidade.

Educamos na busca pelo respeito, acreditando que a construção de uma sociedade começa na prática efetiva do amor ao próximo, na construção de pessoas capazes de construir famílias que possam dar a seus filhos uma boa formação, e a partir daí proporcionar justiça social. Como exigência de um desenvolvimento humano e sustentável. Os princípios do movimento escoteiro amparam-se nos valores, e valorizam um estreito relacionamento com deus, a relação saudável com nosso próximo e consigo mesmo.

Uma pessoa, jovem de idade ou de espírito, que participa das atividades escoteiras, não tem tempo, tampouco necessidade de se enveredar por caminhos tortuosos.

“Escotismo: pratique esta ideia.”

Maiores informações pelo telefone (32) 8833-3718 (Frederico / diretor presidente) ou através do e-mail: frednapoleao@gmail.com.

Com informações de Rodrigo Richardelli.

Confira as imagens:

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *