Entrevista com Tallis Gomes

Tallis Gomes, 26 anos, nasceu e cresceu em Carangola, na Zonda da Mata Mineira. Fundador e CEO da Easy Taxi, cursou Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Tallis, é o entrevistado dessa semana no “Espaço Fama” do Click Carangola. A conversa aborda assuntos variados como vida pessoal, carreira, família, amigos, e até a religião.

Quem é Tallis Gomes?

R: Tallis Gomes, 26 anos, é CEO da Easy Tax, o maior aplicativo de táxis do mundo. Tallis começou a empreender na internet com 14 anos, usando o Mercado Livre como canal de vendas para devices mobile. Após esta experiência, Tallis fundou a E-Spartan, uma agência de gameficação em mídias sociais e foi co-fundador e CMO da Techsamurai, agência de soluções digitais.

Tallis trabalhou em gigantes nacionais e multinacionais como Grupo Severiano Ribeiro/Kinoplex, Unilever, Filiperson e foi o Gerente Nacional de Marketing mais novo na história da Ortobom; onde implantou o e-commerce da empresa gerando um faturamento adicional de 6 dígitos para a empresa em menos de 1 ano.

Tallis está em sua 3º empresa formal e foi na Easy Taxi que encontrou o que alguns definem como sucesso. A Easy Taxi é hoje a maior empresa de serviços mobile da história do país, presente em 12 países e mais de 40 cidades ao redor do mundo.

Como surgiu a Easy Taxi?

R: A ideia surgiu durante uma competição de startups em Julho de 2011 no Rio de Janeiro.

Criei a Easy Taxi através de uma necessidade real, mas pensando em um bem maior para a sociedade. Só em SP, a frota atual da cidade usa apenas 1/3 da sua capacidade de ocupação. A tendência é que cada vez mais pessoas usem os Easytaxis como principal meio de transporte e deixem seus carros em casa; com isso, criaremos um trânsito cada vez mais inteligente e desafogado nas grandes cidades.

Atualmente, quantas pessoas trabalham nesse projeto?

R: Não somos mais um projeto, somos uma multinacional com +300 pessoas ao redor do mundo. É importante dizer que o crescimento do nosso negócio não é medido pelo nº de pessoas como em negócios tradicionais. 

O mercado de internet se caracteriza por negócios extremamente escaláveis, ou seja, o crescimento da sua folha de pagamentos não é diretamente proporcional ao crescimento do seu negócio, já que o nosso principal asset é a nossa API (nosso robô).

Você imaginava o sucesso do aplicativo?

R: Sim. A Easy Taxi não foi criada por acaso, a empresa é o resultado de um estudo intrínseco sobre a qualidade do trânsito nas grandes cidades e seus efeitos colaterais na vida das pessoas. Nós chegamos a conclusão que o táxi poderia ser um grande “desafogador” de trânsito caso este modal de transporte fosse usado corretamente; para incentivar o uso do modal, criamos a Easy Taxi para (i) resolver o issue de segurança, (ii) resolver o issue de praticidade e (iii) resolver o issue de disponibilidade.  

As maiores dificuldades…

R: Empreender no Brasil, isso resume tudo. Estamos em um país aonde as empresas são vistas como inimigas e não como principal força motora do PIB, que é como países de sucesso como EUA enxergam.

Qual seu maior sonho atualmente? 

R: Implantar a Easy Taxi em todos os continentes do mundo, ainda faltam 2!

Você nasceu em Carangola… O que a cidade representa para você? 

R: Carangola remete a um sentimento bucólico… A cidade é extremamente acolhedora;  Amo essa cidade e faço questão de citá-la sempre que posso, pois foi ai que passei 60% da minha vida. Fico chateado quando a mídia me coloca como “carioca”, foi no RJ onde tudo aconteceu, então os jornais insistem em me taxar como carioca; sou mineiro com muito orgulho e acima de tudo carangolense!

Vamos para as perguntas ping-pong:

Deus

R: Um produto extremamente escalável, global, com baixíssima barreira de entrada e isento de tributos. Eu gostaria muito de ter criado este produto; as igrejas são as únicas franquias no mundo onde a sua força de vendas paga 10% do seu faturamento para usar o serviço; é animal!

Família

R: A vida é um mar agitado, a família é um porto seguro. 

Algum arrependimento? Qual?

R: Não me arrependo dos meus erros, todos foram/são lições valiosas na minha vida.

Uma frase?

R: O meu mantra é: “The significant problems we face, can not be solved at the same level of thinking we were at when we created them.” Albert Einstein

Um livro

R: O livro que mais influenciou minha vida foi o “The Wealth of Nations” Adam Smith. O livro que mais me deixou deslumbrado foi “The Universe in a Nutshell” Stephen Hawking.

Uma música

R: Real Thing – Alice in Chains

Qual o pior defeito de uma pessoa?

R: Covardia

E a maior qualidade?

R: Resiliência

Uma pergunta que você gostaria de responder…

R: O que você acha de música pop? R. Uma merda!

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *