Programa de recuperação do Rio Carangola é implementado; município tem sofrido com inundações e enchentes

CARANGOLA – Após 4 meses em desenvolvimento, a prefeitura de Carangola divulgou o programa de recuperação do Rio Carangola.

O programa conta com seis etapas e busca amenizar os impactos causados pelas inundações e principalmente, enchentes que atingiram a cidade no início dos últimos dois anos.

Segundo a prefeitura, as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil se reuniram para realizar estudos e buscar alternativas para os impactos das cheias.

Os estudos foram coordenados pelo engenheiro ambiental Luiz Gustavo Abdo, com apoio voluntário de profissionais da área ambiental, formado por Ana Marinho (engenheira de agrimensura), Daniele Biajoli (engenheira ambiental), Priscila Huth, Braz Cosenza e Cynthia Hosken (biólogos).

O executivo ressaltou ainda que o sucesso do plano depende do apoio da comunidade.

“O cidadão carangolense precisa se conscientizar que enquanto poluir o rio com lixos domésticos, resíduos químicos, construir de forma irregular nas margens do rio e não respeitar o espaço do rio, nenhuma ação terá validade”, afirmou em nota.

Etapas de recuperação

O processo de recuperação conta com 06 etapas a fim de atenuar os danos das cheias do Rio Carangola. Nos últimos 02 anos, Carangola sofreu com as enchentes.

As principais ações são:

Limpeza das margens do rio na área urbana:

De acordo com a prefeitura, esta etapa já está ocorrendo por meio de ações de limpeza do rio nos últimos meses.

Implantação da Política Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Oleosos:

Esta etapa visa estabelecer regras de recolhimento, coleta e destinação final do óleo lubrificante usado ou contaminado.

“Nas enchentes de 2020 e 2021 observou-se grande quantidade de óleos dispersos na água, provenientes de um armazenamento irregular destes resíduos nos postos de combustíveis e oficinais mecânicas”, informou o executivo.

Construção das caixas de contenção na zona rural:

Chamadas de “caixas-secas” elas são reservatórios artificiais construídos nas margens das estradas ou em áreas de pastagens. Serão construídas pela Secretaria de Obras 300 caixas com capacidade de reter 06 milhões de litros de água a cada chuva.

Execução de Dragagem e Desassoreamento de trechos do Rio Carangola:

A prefeitura informou ainda que o Rio Carangola possui áreas no trecho urbano que são impossíveis tecnicamente a realização dessa ação em virtude do risco à estrutura de edificações existentes. Porém, em áreas onde há a viabilidade técnica e de segurança, essa ação irá acontecer.

Convênio entre a Prefeitura de Carangola e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF):

Esse convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visa o apoio técnico para a implantação de pesquisas de medidas para redução dos impactos das inundações.

Elaboração do Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambientais Municipais (APA’s):

A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo o levantamento das Áreas de Proteção Ambiental. “Atualmente, Carangola não recebe o ICMS por falta de compromisso de gestões passadas. Esses recursos do ICMS ecológico possibilitarão a Secretaria de Meio Ambiente dispor de recursos para a manutenção dessas áreas de preservação ambiental”, citou a prefeitura em nota.

Por: Click Carangola | Com informações da Assessoria e G1.

One comment

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *