Após mais de 12 horas, chega ao fim a rebelião no Presídio e na Casa de Custódia

ITAPERUNA – Após mais de 12 horas, chegou ao fim a rebelião deflagrada por detentos do Presídio e da Casa de Custódia da cidade de Itaperuna(RJ) – a cerca de 70 km de Carangola. O motim foi iniciado no fim da noite deste domingo (19) e teve o fim declarado no início da tarde desta segunda-feira (20).

O fim da rebelião foi anunciado pelo comandante interino do 29º batalhão da Polícia Militar (PM), Coronel Fabiano, em conversa por telefone com o jornalista Adilson Ribeiro.

Ele afirmou que os presos haviam chegado a um acordo após negociação com representantes do governo estadual, que vieram do Rio de Janeiro, e já havia sido alimentados e estavam limpando as celas para que a situação fosse normalizada por completo.

Ainda segundo o oficial da PM, oito presos foram mantidos retidos e não 15, como havia sido informado durante a manhã desta segunda (20), e que alguns estavam feridos, porém, apenas com escoriações.

As declarações do comandante foram confirmadas pela representante da OAB que esteve no setor de controle das unidades prisionais, e também por mulheres parentes de detentos que puderam entrar no complexo e conversaram com os responsáveis pela negociação.

Em vídeos divulgados pelo site do jornalista, elas confirmam as declarações do comandante da PM, reafirmam o fim da greve, e ainda acrescentam que os interlocutores garantiram que haverá visitação normal a partir desta terça-feira (21) para que os familiares dos presos possam encontrar seus entes queridos e comprovar pessoalmente as informações prestadas.

Apesar da confirmação quanto ao fim da rebelião, ainda não foi informado se a principal exigência dos detentos, que era a troca de toda a direção do Presídio e da Casa de Custódia, será atendida.

Por: Click Carangola | Com informações Adilson Ribeiro.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *