Poema carangolense é selecionado em Concurso Literário Nacional

O poema “No ar da cidade”, de autoria do carangolense Rafael Fava Belúzio, foi selecionado no V Prêmio Literário Canon de Poesia 2012, promovido pela Canon do Brasil, pela Fábrica de Livros e pelo Grupo Editorial Scortecci.

Houve cerca de 3000 inscritos de todo o Brasil e foram selecionados os 50 melhores poemas para a confecção de uma antologia. Na banca julgadora estiveram Betty Vidigal (ex-diretora da União Brasileira de Escritores-UBE) e João Scortecci (poeta, diretor da Editora Scortecci e ex-diretor da Câmara Brasileira do Livro).

Leia o poema enviado ao Concurso

No ar da cidade

Passou procissão,

mas não quis seguir.

 

Vi o protesto ambientalista,

mas não me levantei de onde estava.

 

Ouvi o comício,

mas não bati palmas.

 

Aconteceu a carreata de um time,

mas não dei atenção a buzinas e gritos.

 

Entregaram propagandas,

mas não quis ganhar papel.

 

Soube notícia da parada gay,

mas não mudei o rosto indiferente.

 

Sentado,

fiz versos.

 

Referência bibliográfica: BELÚZIO, Rafael Fava. “No ar da cidade”. In: AAVV. V Prêmio Literário Canon de Poesia 2012. 1ª ed. São Paulo: Scortecci, 2013. p. 57.

Quanto aos dados biográficos, no próprio livro aparece assim: Mestre em Estudos Literários, com ênfase em literatura brasileira, pela UFMG. Graduado em Letras pela UFV. Foi bolsista CNPq e da FAPEMIG e parecerista da revista Cadernos de História (UFOP). Leciona na Escola Servita Regina Pacis, já tendo lecionado também na pós-graduação e no ensino médio técnico do CEFET-MG. Foi produtor cultural do Festival Gastronômico e Cultural de Carangola, professor de cursinhos em Viçosa (MG) e monitor do COLUNI (UFV).

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *