Governo vai distribuir água sanitária para controlar dengue em MG

Mais de 120 mil notificações e quase 40 mil casos de dengue confirmados fazem a situação em Minas Gerais atingir níveis preocupantes. O número de notificações neste ano já é três vezes maior que em todo o ano passado. Para tentar conter os focos da dengue, o governo anunciou uma nova estratégia, a distribuição de água sanitária de graça para a população.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde , mais de 80% dos focos de larvas dos mosquitos estão dentro das casas, principalmente nos pratinhos de plantas. Diversas medidas tentam diminuir essa constatação, já que o de maior infestação, em função do ciclo de chuvas, pode ainda nem ter chegado.

Para evitar que o mosquito se prolifere ainda mais nos próximos dias, o governo vai experimentar o uso massivo da água sanitária. “Estamos comprando de 1,5 a 2 milhões de litros, fazendo esforço junto ao mercado. A ideia também, é que na segunda semana de abril já faça esse uso em larga escala da água sanitária enquanto larvicida” explica o secretário de saúde Antônio Jorge de Souza.

A orientação é de que nos vasos sanitários, que não são de uso diário, seja utilizada uma colher de chá da água; nas caixas de descargas, duas colheres de sopa; uma colher de sopa nos ralos e uma colher de café para cada litro de água nas bromélias – deve-se preencher o local onde a água acumula. O ideal é que a aplicação seja feita num dia fixo da semana, para não correr o risco de esquecer.

No caso dos lotes vagos, a responsabilidade em mantê-los fechados e limpos é sempre do proprietário. Quem não cumpre pode ser multado. Quando o dono não providencia a limpeza, o serviço é feito pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e o valor é cobrado junto com a multa. Com informações do G1.

# Compartilhe Credibilidade!

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *