Idosa de 75 anos vira ícone de manifestação em Juiz de Fora. Confira o vídeo!

Atualizada, às 18 hs: O protesto histórico e pacífico que levou 15 mil pessoas às ruas de Juiz de Fora na última quinta-feira (20) foi marcado por momentos emocionantes de participação dos moradores dos prédios das avenidas Rio Branco, Itamar Franco e Getúlio Vargas, vias percorridas pelos manifestantes. Chuvas de papel picado, toalhas brancas nas janelas e o piscar das luzes dos apartamentos engrandeceram a mobilização.

Um desses momentos foi protagonizado por uma idosa de 75 anos, que fez questão de participar do ato e se tornou um ícone entre os jovens naquela noite.

A passeata chegava ao cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Floriano Peixoto, quando dona Eunyr Deotti foi saudar a multidão com uma bandeira do Brasil em uma das mãos, um cartaz em outra e faixas afixadas na janela de seu apartamento. Foi o suficiente para que a população a ovacionasse e a chamasse para integrar o protesto. “Não teve jeito, tive que descer. Foi maravilhoso, porque geralmente em um protesto de jovens o idoso fica mais no cantinho dele. Mas nessa hora eu fiquei muito emocionada”, diz dona Eunyr, que foi tratada como celebridade, tirando fotos e recebendo abraços de vários manifestantes.

Tudo isso foi registrado em um vídeo (veja abaixo) pela neta, Priscilla Battazza Deotti Barreto, uma empresária de 31 anos, orgulhosa da avó. “No dia da passeata, ela me ligou pedindo para fazer uma faixa para colocar na janela. Comprei as tintas, pintamos uma faixa com a frase ‘estamos juntos’ e outra com a hashtag (#) ‘vemprarua’. E minha vó perguntou: O que é hashtag?”, conta Priscilla. Depois de tudo pronto, a família ficou esperando a manifestação chegar. “Quando finalmente chegou, ela foi para a janela, cantando o hino e balançando a bandeira. É um momento que todo mundo da minha família queria ter passado com ela. Tenho muito orgulho que eu e meu irmão tenhamos passado. Significa muito uma senhora de 75 anos, que poderia estar desiludida e achando que o Brasil não tem mais jeito, pedir para pintar um cartaz para participar de um manifesto”, diz, emocionada com a recepção dos participantes, que entoaram um “Vem pra rua, vó”.

Para participar deste momento único na história do país, dona Eunyr não precisou saber o que é uma hashtag. Nem a artrite e a artrose que a acometem a deixaram desistir de exercer sua cidadania. “Temos que sair para as ruas e apoiar esses protestos tranquilos e pacíficos. Amanhã (na manifestação deste sábado, dia 22) vamos estar aqui na janela, prontos para descer novamente.” Com informações do jornal Tribuna de Minas.

Confira o vídeo:

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *