Greves: Depois dos professores e dos carteiros, agora é a vez dos bancários

Os professores da rede estadual estão de braços cruzados há quase três meses. Depois foi a vez dos carteiros e agora são os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil que paralisaram as atividades.

Em Uberaba a concentração dos carteiros nesta terça-feira (27) foi em frente ao Hemoninas. Trinta e sete dos 46 funcionários em greve doaram sangue. Na cidade, a greve dos Correios já dura uma semana e 48% dos carteiros estão parados, segundo o sindicato. A categoria reivindica reajuste salarial de 7,16%. Duas propostas da classe foram rejeitadas e a paralisação continua por tempo indeterminado.

E na manhã desta terça-feira outro movimento surpreendeu a população. Bancários da CEF e do Banco do Brasil anunciaram a greve com adesivos e uma manifestação no Centro da cidade. A mobilização dos bancários começou em uma assembleia no dia 22 de setembro, quinta-feira passada. Depois de cinco rodadas sem negociações o sindicato nacional optou pela greve.  A proposta inicial rejeitada pelos banqueiros foi de 12,8%.

Ainda no setor público, a greve dos professores já dura 111 dias sem previsão de término. Em Uberaba, 100 profissionais de 27 escolas estão parados. Há dois meses os pagamentos foram bloqueados e foi liberada a contratação de temporários. A classe não aceita a proposta de R$712 do governo para uma jornada de 24 horas semanais. Uma assembleia na tarde desta terça-feira, em Belo Horizonte, vai definir os rumos do movimento.

Greve dos bancários em outras cidades

Em Juiz de Fora, o sindicato dos trabalhadores afirma que os protestos estão concentrados nas agências públicas e privadas do calçadão da Rua Halfeld. De acordo com a assessoria do órgão, ainda não há um balanço da adesão ao movimento. O sindicato representa em torno de dois mil trabalhadores na Zona da Mata e Sul de Minas. Cerca de 1.500 trabalham em Juiz de Fora. Também de acordo com o sindicato, nas agências que aderirem ao movimento o atendimento presencial estará suspenso. Os clientes poderão apenas usar o caixa eletrônico.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da região Centro-Oeste, Marcelo Neves, oito das 18 agências de Divinópolis aderiram à paralisação. São elas: Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Mercantil e Santander. Itaú e Bradesco devem parar os atendimentos nesta quarta-feira (28). Ainda segundo o presidente do sindicato, agências de mais 32 cidades da região devem entrar em greve também a partir de amanhã.

Por: Click Carangola

» Envie notícias, sugestões, denúncias, críticas e pedidos para a nossa Redação – clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *