Quatro cidades na região não registram homicídios há três anos

Alto Caparaó, Conceição de Ipanema, Santo Antônio do Grama e Taparuba estão entre as 1.085 cidades onde não houve assassinatos entre 2009 e 2011. Moradores dessas quatro cidades da região fazem parte da parcela de apenas 3% da população nacional que vive nos municípios livres de homicídios.

As informações são do Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil, lançado este mês. Que aponta que em 20% dos municípios do país, não houve o registro de um homicídio sequer por três anos consecutivos, de 2009 a 2011, época dos mais atualizados registros nacionais.

A imensa maioria dessas cidades – 949 delas – têm menos de 10 mil habitantes. São, portanto, diminutas, o que não tira o fato de que são dignas de elogios, já que estão imersas em um dos países mais violentos do mundo.

No total, cerca de 52.198 pessoas foram assassinadas em 2011 no Brasil. O número não tem paralelos nas nações mais populosas do planeta e ultrapassa a quantidade de mortos em 12 conflitos sangrentos somados, incluindo Iraque e Afeganistão.

A única cidade com mais de 30 mil habitantes presente na lista das mais seguras é a baiana Luís Eduardo Magalhães. Com 63 mil moradores, ela foi bem sucedida enquanto locais menos populosos na Bahia tiveram mais de 40 assassinatos em apenas um ano.

O Mapa da Violência, elaborado pelo professor Julio Jacobo Waiselfiz, considera os números registrados no Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que ainda não tem dados atualizados de 2012.

É bom lembrar que a ausência de assassinatos não quer dizer que os 5,9 milhões de moradores dessas mais de mil cidades (apenas 3% da população nacional) vivam em completa paz.

Cidades como Taparuba, Conceição de Ipanema, Alto Caparaó e Santo Antônio do Grama registram ocorrências de roubos, furtos, tráfico de drogas e brigas. Mas pelo menos do pior crime, homicídio, elas estão livres. Com informações do Portal Exame.

Alto Caparaó.

Conceição de Ipanema.

Santo Antônio do Grama.

Taparuba.

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *