Cerca de 3 mil adolescentes apresentam excesso de peso na Zona da Mata

O excesso de peso é um problema que atinge crianças e adolescentes em todo o país e, em Minas Gerais não é diferente. Só na Zona da Mata um em cada cinco jovens na faixa etária entre dez e 19 anos estão obesos ou com sobrepeso, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). No total, são 2.125 adolescentes com sobrepeso e 802 já considerados obesos.

De acordo com os médicos, o controle e reeducação alimentar são os meios mais saudáveis para a perda de peso. Muitas mães até chegam a pedir que dê aos filhos algum tipo de medicamento, já que fazer com que os jovens sigam uma dieta mais regrada é difícil. Contudo, a medicação deve ser a última opção.

Geração saúde

Para prevenir os casos de obesidade e sobrepeso entre os adolescentes, o governo do estado criou o programa “Geração saúde”, que atuará em 99 cidades. Na região a previsão é que sejam atendidos adolescentes de Astolfo Dutra, Bicas, Carangola, Cataguases, Itamarati de Minas, Jequeri, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Miraí, Muriaé, Pirapetinga, Ponte Nova, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Academias de ginásticas serão credenciadas pelo estado, para garantir a prática de exercícios e acompanhamento pelas equipes do programa Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os jovens vão receber orientação nutricional e de atividades físicas gratuitamente.

O Geração Saúde será coordenado pelas secretarias de Estado de Saúde e de Esportes e da Juventude. De acordo com o Ministério da Saúde, diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares são considerados um problema grave de saúde pública. As doenças são as principais responsáveis pela mortalidade no mundo. Com informações Megaminas.

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *