Batalhão da PM reúne imprensa e apresenta balanço de 2016

MURIAÉ – Nesta quarta-feira (28), o 47º Batalhão da Polícia Militar (PM), de Muriaé, divulgou o balanço operacional de 2016 em encontro com a imprensa, realizado na sede da unidade, no bairro Safira. Os dados foram apresentados pelo subcomandante do Batalhão, tenente coronel André Cotrim.

A unidade tem em sua área de atuação 18 municípios, totalizando uma população total estimada de 256.243 habitantes e mais de 4.400 km².

Como pontos positivos, o tenente coronel citou a participação da sociedade, especialmente, através das denúncias, que resultaram em muitas detenções e apreensões, com ênfase para armas de fogo e drogas, bem como a integração com outros órgãos de defesa social.

Na lista dos desafios para 2017, a unidade destaca, entre outras metas, a ampliação da participação comunitária em atividades de prevenção criminal, através de contato direito constante com a população; aumento da cobertura do policiamento nas áreas rurais; instalação da sede da Companhia no Centro da cidade; buscar junto ao comando da PM o aumento no efetivo do batalhão, bem como reforçar, em parceria com a administração municipal, a atuação dos militares na fiscalização do trânsito.

Crimes Violentos

Os números divulgados são referentes ao período de 1º de janeiro a 20 de dezembro de 2016, e de acordo com os dados, os registros de crimes violentos, que englobam casos de homicídio consumado ou tentado, assalto, estupro e extorsão, e acumulavam dois anos seguidos de redução na área do Batalhão, registraram aumento e somaram 401 ocorrências, das quais 217 se deram em Muriaé.

Apesar de o montante representar um aumento em relação a 2015, quando o total ficou em 334 casos, o subcomandante do Batalhão considera o cenário favorável, ressaltando ser extremamente difícil manter uma realidade de “redução sobre redução”, promovendo o recuo da criminalidade por anos consecutivos, mas afirmou que todo o esforço será feito em 2017 visando a diminuição destes tipos de delitos.

No ranking das seis unidades que compõem a 4ª Região da PM, sediada em Juiz de Fora, mesmo com o aumento na incidência de crimes violentos, o Batalhão de Muriaé ficou atrás apenas da 6ª Companhia Independente, da cidade de Leopoldina, que registrou 297 casos.

Assassinatos

Neste ano, até agora o 47º BPM totalizou 48 registros de homicídio consumado. Conforme os dados oficiais, em Muriaé foram 15 assassinatos, três a menos que em 2015, quando 18 casos foram registrados. Este é o segundo ano seguido de redução. Em 2014 os assassinatos em Muriaé somaram 24 ocorrências.

Alguns municípios chamam a atenção de forma negativa neste quesito. Um dos exemplos é a cidade de Carangola, que foi palco de 11 homicídios consumados este ano.

Proporcionalmente à população, o maior destaque é Vieiras. Com menos de 4 mil habitantes o município tem três assassinatos registrados em 2016.

Em contrapartida, seis cidades sob a responsabilidade do 47º Batalhão não registraram casos de homicídios. São eles: Antonio Prado de Minas, Eugenópolis, Faria Lemos, Laranjal, Palma e Tombos.

Apreensões

Segundo as estatísticas da PM, até 20 de dezembro 235 armas de fogo foram apreendidas na área do Batalhão de Muriaé. No âmbito da 4ª Região, o 47º está atrás apenas do 2º Batalhão (Juiz de Fora), que soma 278 armas recolhidas.

Entorpecentes

As ocorrências cujos registros foram tipificados pela Polícia Militar como “Tráfico de drogas” totalizam até agora 257 casos.

Veículos

O balanço destacou também o alto índice de recuperação de veículos furtados, da ordem de 74%. De acordo com o números apresentados, foram registrados 177 furtos de veículo, dos quais 131 foram recuperados.

Confira o total de registros de crimes violentos e homicídios em 2016 nos 18 municípios da área do 47º Batalhão da PM

Muriaé: 217 / 15

Carangola: 41 / 11

Divino: 53 / 6

São Francisco do Glória: 14 / 4

Miradouro: 14 / 3

Vieiras: 7 / 3

Fervedouro: 16 / 1

Orizânia: 11 / 1

Barão do Monte Alto: 10 / 1

Rosário da Limeira: 5 / 1

Laranjal: 4 / 0

Tombos: 4 / 0

Patrocínio do Muriaé: 2 / 1

Pedra Dourada: 2 / 1

Faria Lemos: 1 / 0

Eugenópolis: 0 / 0

Palma: 0 / 0

Antonio Prado de Minas: 0 / 0

Confira as imagens:

Por: Click Carangola | Com informações da PM e Rádio Muriaé.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *