Notas de corte do Sisu já estão disponíveis

Os candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar, na página do programa, as notas de corte relativas a cursos em instituições federais de ensino superior que oferecem vagas para o segundo semestre.

Cinquenta e seis universidades e institutos participam do processo seletivo, oferecendo 30.548 vagas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até as 8h desta terça-feira, mais de 320.000 candidatos haviam se inscrito no Sisu. Como cada um pode concorrer a até duas vagas, o número de incrições supera os 620.000. O prazo foi aberto na segunda-feira e os interessados têm até às 23h59 da sexta-feira para a efetuar a inscrição, que é gratuita.

O Sisu é um sistema criado pelo MEC para selecionar estudantes para universidades públicas e institutos federais de educação. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha obtido nota zero na redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para a inscrição em determinados cursos: nesses casos, se a pontuação do candidato não for suficiente, ele será avisado pelo sistema para que faça outra opção.

Ao acessar o sistema do Sisu, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele poderá visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e a sua classificação parcial. Ele pode ainda alterar suas opções de curso se achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a opção anterior.

O resultado final do processo será divulgado no dia 25 de junho. A matrícula dos selecionados em primeira chamada deve ser feita entre os dias 29 de junho e 2 de julho. Os classificados para a segunda opção, ou aqueles que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos, podem permanecer no sistema para a chamada seguinte, a partir de 6 de julho.

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *