Chuvas em Minas Gerais matam 37 pessoas; 17 mil estão sem casa, diz Defesa Civil

REDAÇÃO – As chuvas que atingem Minas Gerais nos últimos dias causaram a morte de ao menos 37 pessoas, segundo o boletim divulgado na manhã deste domingo (26) pela Defesa Civil do estado. À tarde, o órgão informou que 21 pessoas estão desaparecidas.

Pouco antes, o órgão chegou a divulgar que o número de mortes havia chegado a 38, mas, atualizou a contagem em uma nova versão minutos depois.

Foi retirada uma morte na cidade de Carangola, na Zona da Mata Mineira. Segundo a Defesa Civil, ainda seria preciso confirmar se o óbito está ligado às chuvas. Um novo boletim deverá ser divulgado no final da tarde.

No total, 58 municípios foram afetados, de acordo com o órgão. O número citado pela Defesa Civil é maior do que de cidades declaradas em situação de emergência pelo governo mineiro neste domingo (26): 47.

A Defesa Civil também informou que mais de 17 mil pessoas tiveram de deixar suas casas: 13.687 estão desalojadas – pessoas que foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente suas habitações e outras 3.354 estão desabrigadas – pessoas que tiveram suas habitações afetadas por dano ou ameaça de dano e que necessitam de abrigo.

As mortes em Minas Gerais foram registradas nas cidades de: Alto Caparaó: 3 mortes; Alto Jequitibá: 3 mortes; Belo Horizonte: 8 mortes; Betim: 6 mortes; Contagem: 1 morte; Divino: 1 morte; Ibirité: 5 mortes; Luisburgo: 2 mortes; Manhuaçu: 1 morte; Pedra Bonita: 2 mortes; Santa Margarida: 1 morte; Simonésia: 3 mortes e Tocantins: 1 morte.

Os desaparecidos estão nas cidades de: Alto Caparaó: 3; Belo Horizonte: 1; Carangola: 1; Conselheiro Lafaiete: 1; Espera Feliz: 8; Luisburgo: 3; Manhuaçu: 3 e Pedra Bonita: 1.

Emergência

Em decreto publicado hoje em edição extra do Diário Oficial do estado, o governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em 47 municípios. Também foi determinado luto de três dias pelas vítimas.

Ao declarar emergência no estado, o governo considerou que, desde a última sexta (24), a quantidade de chuva causou “múltiplos desastres – inundações, movimentos de massa, enxurradas e alagamentos – e provocaram grande comoção social, visto que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades inteiras ilhadas, entre outros danos e prejuízos”.

“Como consequência desses desastres, resultaram os danos humanos e materiais e os prejuízos econômicos públicos”, traz o decreto.

A lista de cidades em situação de emergência do governo não engloba 12 que estão no levantamento da Defesa Civil: Belo Vale, Cipotânea, Conselheiro Lafaiete, Diogo de Vasconcelos, Entre Rios de Minas, Jeceabá, Lamim, Moeda, Ouro Branco, Rio Piracicaba, Senhora de Oliveira e Tombos.

A cidade de Cataguases, que consta na lista de emergência do governo, não está na relação da Defesa Civil.

Carangola foi uma das cidades mais afetadas em Minas Gerais. O Rio Carangola subiu 6m e 90% do município foi atingido. Pessoas ilhadas em comunidades rurais e em Bairros como Lacerdinha e Varginha foram resgatadas pelo helicóptero Pégasus 07 da PMMG.

Confira as imagens e o vídeo:






Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *